Botafogo-PB x Campinense tem retrospecto equilibrado, com 111 vitórias para cada lado

Dados são do dirigente e historiador do Botafogo-PB, Raimundo Nóbrega, que mostram que equilíbrio do Clássico Emoção é um dos maiores da história do futebol brasileiro


Equilíbrio histórico. Está aí um fato sobre um dos clássicos mais importantes no futebol paraibano, o Clássico Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense. Até agora na história, Belo e Raposa se enfrentaram 304 vezes dentre jogos oficiais e partidas amistosas. São 111 vitórias para cada lado e 82 empates, segundo Raimundo Nóbrega, dirigente do Botafogo-PB e historiador do clube. Os dois clubes voltam a campo nesta quarta-feira, pela 4ª rodada do Campeonato Paraibano, no Estádio Amigão, em Campina Grande.

O Campinense leva uma pequena vantagem no saldo de gols. Dos 715 gols marcados no clássico, o Campinense fez 362 gols, enquanto que o Botafogo-PB balançou as redes adversárias em 353 oportunidades.

Campinense e Botafogo-PB decidiram o título Campeonato Paraibano do ano passado — Foto: Pedro Alves/GloboEsporte.com

Um equilíbrio que passa por toda história e desemboca na atualidade. Nos últimos sete anos, a taça de campeão paraibano ficou sempre nas mãos de um dos dois clubes. E nesse recorte está 4 a 3 para o time de João Pessoa. O Campinense levantou o caneco em 2012, 2015 e 2016, enquanto que o Botafogo-PB levou o título estadual em 2013, 2014, e 2017 e 2018.

Em jogos que decidiram o título para algum lado, a disputa também é bem parelha. Mas a Raposa leva vantagem. Em seis ocasiões, o Rubro-Negro foi campeão com o Botafogo-PB como vice do Paraibano. Já o contrário aconteceu cinco vezes na história.

Se pegarmos só finais, o Campinense foi campeão em cima do rival em um jogo de decisão em cinco oportunidades, nos anos de 1965, 1971, 1979 (a final aconteceu em 1980), 1980 e 2016.

Desde 2012 a taça de campeão paraibano fica com um dos dois clubes — Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba

Já o Belo bateu o adversário em três oportunidades em jogos finais, em 1984, 2014 e 2018. Em 1998, as duas equipes se encontraram na final do terceiro turno do Paraibano e o Belo venceu. Como havia vencido os três turnos, o time de João Pessoa se sagrou campeão em cima do Campinense, em uma final de turno. A Raposa foi vice daquela edição de estadual.

O duelo desta quarta-feira reúne, além de toda essa história, os dois líderes dos grupos do Campeonato Paraibano. O Botafogo-PB tem 9 ponto, é o único com 100% de aproveitamento na competição e lidera o Grupo A do torneio. Já o Campinense tem 7 pontos, também está invicto no estadual, e figura no topo do Grupo B do torneio.

Fonte: globoesporte

Publicidade

Comentários